Navegantes

   Fundada em 1962, Navegantes foi colonizada por açorianos e destaca-se por  suas várias indústrias de pescado. A cidade é o terceiro maior centro pesqueiro da América Latina e recebe muitas visitas turísticas ao Farol da Barra, à Gruta Nossa Senhora de Guadalupe, ao Píer Turístico e ao Morro da Pedra.

   Com o segundo maior aeroporto de Santa Catarina, a cidade de Navegantes é sede de uma das maiores festas do Estado, a de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores do Sul do Brasil. O município também é conhecido por seu típico carnaval, principalmente pelo Navegay, alusão aos foliões que desfilam travestidos.

   Um dos cartões-postais de Navegantes é o Farol da Barra. Construído entre 1930 e 1938 e também conhecido como Molhes, o farol atrai inúmeros visitantes por conta de sua proximidade com os navios que diariamente entram e saem do Porto de Itajaí e Navegantes. No local também é praticada a pesca de arremesso.

   Com um altar com imagens de Nossa Senhora do Guadalupe e uma fonte  de água cristalina, a Gruta Nossa Senhora de Guadalupe está localizada no bairro de Pedreiras e atrai inúmeros religiosos e devotos da santa todos os dias.

   O mais novo ponto turístico da cidade está localizado na zona rural do município, em Escalvados. O Morro da Pedra proporciona ao seu visitante uma visão ampla de toda a região e está estruturado com rampas para a prática de asa-delta e parapente, além de possuir trilhas ecológicas.

   O píer, aos fundos da prefeitura da cidade, é um grande atrativo e muitos turistas vão ao local, seja para pescar, seja para apreciar a bela visão do Rio Itajaí-Açu. O lugar serve também para a atracação de pequenas embarcações.

   A cidade de Navegantes possui uma orla muito atrativa, com águas limpas, própria para banho e para a prática de esportes aquáticos e pesca. As principais praias do município são:

   Praia de Gravatá - procurada especialmente por idosos, é de grande beleza natural e possui uma vida noturna bastante agitada, com diversos bares e restaurantes. O local também é favorável à prática de esportes náuticos, pesca de mergulho e arremesso.

   Praias do Centro ou Meia Praia – com a maior concentração de quiosques e restaurantes à beira-mar, é a praia mais visitada, tanto pelos moradores quanto pelos turistas. Ela também é ótima para o surfe, a pesca ou o futebol de areia.

   Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira da cidade. Com o formato de um barco de pesca, o santuário foi construído em 1962 ao lado da igreja matriz e foi elevado a santuário em 1997, com a finalidade de homenagear a padroeira do município. Assim, tradicionalmente no dia 2 de fevereiro é realizada uma festa em homenagem a santa, a qual é o maior evento do município. A festa atrai milhares de pessoas de todo o Estado e promove uma procissão pelo Rio Itajaí-Açu.